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Perguntas Frequentes

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Que meios de pagamento tenho disponíveis?

Pode pagar as suas faturas através de débito direto, multibanco, payshop, CTT ou numa das nossas lojas ou agentes de cobrança.

Conheça os vários meios disponíveis para pagamento das suas faturas:

Débito direto

O que é o débito direto?

O débito direto é um serviço de pagamento que consiste em debitar diretamente da conta do cliente o valor devido, com a regularidade escolhida (mensal ou bimestral). Desta forma, é garantido o pagamento atempado das faturas, com a máxima comodidade e sem preocupações nem perdas de tempo.

Quais as vantagens de aderir ao débito direto?

  • É mais cómodo, já que não tem de se deslocar para pagar as suas faturas.
  • Evita preocupações com prazos de pagamento, já que recebe sempre a fatura antecipadamente para poder conferir o valor e o dia da cobrança na conta bancária que designou.
  • É mais seguro. Em caso de engano, mesmo após o débito efetuado, pode anulá-lo junto do seu banco no prazo de 30 dias.

Como posso aderir ao débito direto?

Para aderir ao débito direto tem ao seu dispor os seguintes meios:

  • edp online, acedendo aos detalhes do seu contrato na sua área reservada de cliente
  • Linha de atendimento 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h, custo de chamada local)
  • Lojas ou agentes

Como posso aderir ao débito direto através do edp online?

Para aderir ao débito direto basta aceder à sua área reservada do edp online.

  • 1 - Selecione o contrato no qual pretende aderir ao débito direto
  • 2 - Clique no botão “Débito Direto”
  • 3 - Na janela que surge, confira os seus dados, preencha o NIB e confirme a operação

Posso estabelecer um limite para o débito direto?

Sim. Para isso, pode dirigir-se a uma caixa automática Multibanco ou ao seu Homebanking, e seguir os passos:

  • 1 - Selecione a opção “Débitos Diretos”
  • 2 - Selecione a autorização de débito direto cujo limite quer alterar
  • 3 - Para alterar as características de uma autorização existente, selecione “Alteração da autorização”
  • 4 - Insira o montante máximo para a autorização de débito direto e, se desejar, a data limite para a mesma
  • 5 - Selecione a opção “Confirmar”

Desta forma, sempre que o valor a pagar da sua fatura ultrapassar o valor que estabeleceu como limite, a fatura ficará automaticamente bloqueada para débito direto, tendo nesse caso de fazer o pagamento pelos meios alternativos ao seu dispor: multibanco, payshop, CTT ou numa das nossas lojas ou agentes de cobrança.

Pode alterar os limites do débito direto a qualquer momento.

Ultrapassado o limite para o débito direto, ele fica anulado?

Não. Apenas as faturas que ultrapassam esse limite não são pagas por débito direto, as seguintes continuarão a ser normalmente enviadas para o banco e o débito direto continua ativo.

O meu débito direto pode vir a ser cancelado sem ser por minha ordem?

Sim. Se num prazo de 12 meses existirem quatro devoluções por motivos da responsabilidade do cliente, o débito direto é cancelado.

O que é a sepa?

A SEPA (Single Euro Payments Area) é uma Área Única de Pagamentos em Euros onde serão eliminadas as fronteiras nacionais, sendo possível a consumidores, empresas e outros agentes económicos efetuar e receber pagamentos em Euros nas mesmas condições, independentemente da sua localização. Por exemplo, um pagamento feito por um cliente em Portugal para um cliente num dos 28 Estados-Membros da União Europeia ou na Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega ou Suíça, é concretizado de forma fácil, segura e com o mesmo custo de um pagamento doméstico.

Trata-se de um objetivo estratégico e político da União Europeia que obrigou à substituição dos atuais sistemas nacionais de pagamento por débito direto.

Pode consultar mais informação sobre a SEPA no site do Banco de Portugal. 

O que devo ter em conta antes de cancelar o débito direto?

É importante que se assegure de que o débito direto não é uma condição obrigatória para a oferta de energia que tem contratada. Caso assim seja, ao cancelar o débito direto a sua oferta contratada será atualizada para a oferta correspondente sem este atributo, o que se irá traduzir numa diminuição do desconto de energia que tem.

Como saber se o débito direto é uma condição obrigatória da minha oferta contratada?

Faça login na sua área de cliente do edp online e aceda ao separador “Documentos”. Aí pode consultar as condições contratuais e a ficha normalizada, onde é referido se a sua oferta exige a adesão a débito direto ou não. Como alternativa, pode pedir essa informação ligando para a linha de atendimento EDP no mercado livre 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h).

Como cancelar o débito direto por telefone

  • 1 - Marque 808 53 53 53
  • 2 - Será atendido por uma gravação automática. Quando solicitado, marque 3) para selecionar “Assuntos relacionados com a sua fatura e pagamentos”
  • 3 - No menu de opções seguinte, prima 2) para selecionar “Outros assuntos relacionados com a sua fatura e pagamentos”
  • 4 - Será atendido por um assistente, a quem pode solicitar o cancelamento do débito direto

Caso não pretenda pagar as suas faturas por débito direto, tem à sua disposição outros meios, tais como referência multibanco, payshop e cartão de débito.

Referência multibanco

Caso não pretenda aderir ao débito direto, terá disponível na sua fatura as referências multibanco para pagamento.

Saiba mais sobre pagamento através de referência multibanco aqui.

Payshop e CTT

Para pagar a sua fatura em agentes payshop ou nos CTT, basta dirigir-se ao representante ou agência mais próxima e apresentar o código de barras presente na sua fatura.

Cartão de débito

Poderá pagar também com cartão de débito nas lojas e agentes de cobrança EDP.

Saiba aqui qual a loja ou agente mais próximo de si.

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