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Perguntas Frequentes

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Que meios de pagamento tenho disponíveis?

Pode pagar as suas faturas através de débito direto, multibanco, payshop, CTT ou numa das nossas lojas ou agentes de cobrança.

Conheça os vários meios disponíveis para pagamento das suas faturas:

Débito direto

O que é o débito direto?

O débito direto é um serviço de pagamento que consiste em debitar diretamente da conta do cliente o valor devido, com a regularidade escolhida (mensal ou bimestral). Desta forma, é garantido o pagamento atempado das suas faturas, com a máxima comodidade e sem preocupações nem perdas de tempo.

Quais as vantagens de aderir ao débito direto?

  • É mais cómodo, já que não tem de se deslocar para pagar as suas faturas.
  • Evita preocupações com prazos de pagamento, já que recebe sempre a fatura antecipadamente para poder conferir o valor e o dia da cobrança na sua conta bancária.
  • É mais seguro. Em caso de engano, mesmo após o débito ter sido feito, pode anulá-lo junto do seu banco no prazo de 8 semanas.

Aderir ao débito direto

Como posso aderir ao débito direto?

Para aderir ao débito direto tem ao seu dispor os seguintes meios:

  • edp online, acedendo aos detalhes do seu contrato na sua área reservada de cliente
  • Linha de atendimento 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h, custo de chamada local)
  • Lojas ou agentes

Como posso aderir ao débito direto através do edp online?

Para aderir ao débito direto basta aceder à sua área reservada do edp online.

  • 1 - Selecione o contrato pretendido e aceda a Detalhes do Contrato 
  • 2 - Na secção Dados de pagamento e faturação, no campo Débito direto, clique em Adira já
  • 3 - Clique em Autorização de débito direto
  • 4 - Insira o seu IBAN e clique em Confirmar. A atualização será feita após o IBAN ser aprovado.

Gerir o débito direto

Posso estabelecer um limite para o débito direto?

Sim. Para isso, pode dirigir-se a uma caixa automática multibanco ou ao seu homebanking, e seguir os passos:

  • 1 - Selecione a opção Débitos diretos
  • 2 - Selecione a autorização de débito direto cujo limite quer alterar
  • 3 - Para alterar as caraterísticas de uma autorização existente, selecione Alteração da autorização
  • 4 - Insira o montante máximo para a autorização de débito direto e, se desejar, a data limite para a mesma
  • 5 - Selecione a opção Confirmar

Desta forma, sempre que o valor a pagar da sua fatura ultrapassar o valor que estabeleceu como limite, a fatura ficará automaticamente bloqueada para débito direto, tendo nesse caso de fazer o pagamento pelos meios alternativos ao seu dispor: multibanco, payshop, CTT ou numa das nossas lojas ou agentes de cobrança.

Pode alterar os limites do débito direto a qualquer momento.

Ultrapassado o limite para o débito direto, ele fica anulado?

Não. Apenas as faturas que ultrapassam esse limite não são pagas por débito direto, as seguintes continuarão a ser normalmente enviadas para o banco e o débito direto continua ativo.

O meu débito direto pode vir a ser cancelado sem ser por minha ordem?

Sim. Se num prazo de 12 meses existirem quatro devoluções por motivos que são da responsabilidade do cliente, o débito direto é cancelado.

O que é a sepa?

A SEPA (Single Euro Payments Area) é uma Área Única de Pagamentos em Euros onde serão eliminadas as fronteiras nacionais, sendo possível a consumidores, empresas e outros agentes económicos efetuar e receber pagamentos em euros nas mesmas condições, independentemente da sua localização. Por exemplo, um pagamento feito por um cliente em Portugal para um cliente num dos 28 Estados-Membros da União Europeia ou na Islândia, Liechtenstein, Mónaco, Noruega ou Suíça, é concretizado de forma fácil, segura e com o mesmo custo de um pagamento doméstico.

Trata-se de um objetivo estratégico e político da União Europeia que obrigou à substituição dos atuais sistemas nacionais de pagamento por débito direto.

Pode consultar mais informação sobre a SEPA no site do Banco de Portugal. 

Cancelar o débito direto

Pode cancelar o débito direto através do formulário de contactos, da linha de atendimento 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h) ou numa das nossas lojas ou agentes.

O que devo ter em conta antes de cancelar o débito direto?

É importante que se assegure de que o débito direto não é uma condição obrigatória para a oferta de energia que tem contratada. Caso assim seja, ao cancelar o débito direto a sua oferta contratada será atualizada para a oferta correspondente sem este atributo, o que se irá traduzir numa diminuição do desconto de energia que tem.

Como saber se o débito direto é uma condição obrigatória da minha oferta contratada?

 Pode consultar as condições do seu plano de energia na sua área de cliente edp online:

  • 1 - Selecione o contrato que pretende consultar
  • 2 - No separador Documentos, poderá consultar o seu contrato e a ficha normalizada, que resume as condições da sua oferta contratada.

Como alternativa, pode pedir essa informação ligando para a nossa linha de atendimento 808 53 53 53 (dias úteis das 8h às 22h).

Outros meios

Caso não pretenda pagar as suas faturas por débito direto, tem à sua disposição outros meios, tais como referência multibanco, payshop, CTT e cartão de débito.

Onde encontro informação sobre o pagamento?

Pode encontrar a informação sobre o pagamento (valor e prazo) na primeira página da fatura, nos destaques principais.

Na última página da fatura encontra um destacável com as informações de pagamento, de forma a que possa escolher a modalidade que preferir.

Referência multibanco

Caso não pretenda aderir ao débito direto, terá disponível na sua fatura as referências para pagamento, através de multibanco ou homebankig.

Payshop e CTT

Para pagar a sua fatura em agentes payshop ou nos CTT, basta dirigir-se ao representante ou agência mais próxima e apresentar o código de barras presente na sua fatura.

Cartão de débito

Poderá pagar também com cartão de débito nas lojas e nos agentes EDP.

Saiba aqui qual a loja ou o agente mais próximo de si.

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